quinta-feira, 3 de abril de 2008

FEIRA DO LIVRO 2008


FEIRA DO LIVRO Dias 22, 23 e 24 de Abril de 2008



Com a presença do escritor(Madrinha da Biblioteca): LUISA DUCLA SOARES



Dia 24 de ABRIL pelas 14:00



Programa: (Brevemente)





Escritora/Autora



Luísa Ducla Soares





Lisboa, 20 de Julho de 1939) é uma escritoraportuguesa que se tem dedicado especialmente
à literatura infantil.
Nasceu em Lisboa a 20 de Julho de 1939 e licenciou-se em Filologia Germânica. Iniciou a sua actividade profissional como tradutora, consultora literária e jornalista, tendo sido
directora da revista de divulgação cultural " Vida " (1971-2). Colaboradora de diversos jornais e revistas, estreou-se com um livro de poemas, " Contrato", em 1970. Foi adjunta do Gabinete do Ministro da Educação (1976-8). Trabalha desde 1979 na Biblioteca Nacional onde iniciou a sua
actividade realizando uma bibliografia de literatura para crianças e jovens em Portugal. Aí organizou numerosas exposições, sendo actualmente assessora desta instituição e responsável pela Área de Informação Bibliográfica.
Orientando-se preferencialmente para a literatura destinada a crianças e jovens, publicou mais de 80 obras. É sócia fundadora do Instituto de Apoio à Criança. Tem escrito guiões televisivos e preparou diversos sites de internet, nomeadamente os da Presidência da República durante o mandato de Jorge Sampaio. Tem elaborado para o Instituto
Português do Livro e das Bibliotecas , para o Ministério da Educação e Fundação Gulbenkian diversas publicações selectivas da literatura infantil nacional e internacional. Vários poemas seus foram musicados, tendo sido editado em 1999 um CD com letras exclusivamente de sua autoria musicados por Susana Ralha.


Intitula-se 25 por ser constituído por 25 canções e se integrar na comemoração dos 25 anos da
Revolução de 25 de Abril. Junto de escolas e bibliotecas desenvolve regularmente acções de
incentivo à leitura. Participa frequentemente em colóquios e encontros, apresentando conferências e comunicações sobre problemática relacionada com os jovens e a leitura e sobre literatura para os mais novos. Recusou, por motivos políticos, o Grande prémio de Literatura Infantil que o SNI pretendeu atribuir-lhe pelo livro " História da Papoila " em 1973. Recebeu o Prémio Calouste Gulbenkian para o melhor livro do biénio 1984-5 por " 6 Histórias de Encantar" e foi galardoada com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian pelo conjunto da sua obra em 1996. Em 2004 foi seleccionada como candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen.

In wikipédia 12-02-2008


Campanha - "Um Padrinho, um livro, muitos padrinhos uma Biblioteca ainda mais rica.”

A nossa Biblioteca/Centro de Recursos necessita urgentemente de um reforço de livros actualizados para certas áreas do saber. Decidimos então realizar uma campanha para tentar encontrar padrinhos para futuros exemplares para a nossa Biblioteca. Para apadrinhar um livro individualmente ou em conjunto com outros possíveis padrinhos foi necessário que os pais se dirigissem à Biblioteca para escolher um livro, aqueles que não poderam ainda estão a ser contaatados para o efeitos. Os livros apadrinhados ficarão com o nome do(s) padrinho(s) para sempre na nossa Biblioteca.

Semana da Leitura 2008

Pelo segundo ano consecutivo a nossa escola participou na Semana da Leitura, juntando-se mais uma vez a esta comemoração realizada a nível do país. Durante esta semana os alunos foram postos à prova em actividades de leitura. Através da II edição do peddy-papper da leitura os alunos em grupos mistos(por idade e anos de escolaridade), compostos por cerca de dez alunos, tiveram que realizar várias actividades no âmbito da leitura, entre as quais:

- actividades de orientação;
- leitura de poemas;- lengalengas;
- trava-línguas;
- dramatizações e encenações com fantoches;
- relatórios de actividade com ilustrações,etc.

Os alunos participaram mais uma vez e com muito afinco, na realização das tarefas tentando alcançar o melhor resultado. Dentro em breve saberemos quais serão o vencedores, pois haverão prémios para os melhores leitores.