quinta-feira, 4 de setembro de 2008

Um novo livro para cada novo leitor

O Ministério da Educação oferece um livro a cada aluno do 1º ano de escolaridade, no início do ano lectivo 2008-2009 (Ensino Público e Ensino Privado).


Sendo a entrada no 1º ano de escolaridade um momento importante na vida das crianças, e também na vida das famílias, procura-se que fique associada à importância da leitura através da oferta de um livro a cada um dos 115 mil alunos que irão chegar à escola para o primeiro dia de aulas, em Setembro de 2008.



No nosso agrupamento são cerca de 163 alunos do 1.ºano que irão receber o livro " As moedas de ouro de Pinto Pintão" de Alice Vieira no primeiro dia de aulas nesta escola.

Mais informações:

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/index.php?s=textos&pid=2516&fpid=2517&tab1id=1487&tab2id=1515

Calendário do Ano Lectivo 2008/2009

11/09 Recepção aos alunos do Pré-escolar, 1.ºano e 5.ºano nas respectivas escolas - das 9:30 às 12:00h

12/09 Recepção dos restantes alunos - das 9:30 às 12:00

15/09 Início das actividades lectivas

1.º Período - 11 de Setembro a 18 de Dezembro

2.º Período - 5 de Janeiro a 27 de Março

3.º Período - 14 de Abril a 23 de Junho

Interrupções
1.º - De 19 de Dezembro a 4 de Janeiro, inclusive
2.º - De 23 a 25 de Fevereiro, inclusive
3.º - De 28 de Março a 13 de Abril, inclusive

Campanha - "Um Padrinho, um livro, muitos padrinhos uma Biblioteca ainda mais rica.”


A Escola, e a BE/CR em particular querem agradecer a todos os colaboradores que participaram na campanha realizada, porque com a ajuda de todos conseguiu-se adquirir uma vasta gama de livros novos e actualizados.
Foi um processo moroso, que se prolongou desde Janeiro até Julho de 2008, decerto que os padrinhos não esquecerão este momento, e os alunos desta escola agradecem.
Estamos de parabéns.

Festa de Final de Ano 2008

No dia 20 de Junho realiou-se a festa de final de ano com a participação de toda a comunidade escolar. Foi uma festa rica culturalmente, já que visualizou-se uma diversidade de apresentações por parte dos alunos. No final entregaram-se as pastas aos finalistas. Boa Sorte para eles.

Visita de Estudo de Final de Ano

No dia 16 de Junho a nossa escola visitou o Monte Selvagem, realizando assim a sua visita de estudo final. Foi uma actividade interessante já que se interagiu com a Natureza. Encontramos um espaço muito interessante para crianças destas idades.

Jornal Escolar - A Gazeta da Um

Neste ano lectivo reeditou-se o nosso jornal escolar, intitulado "A Gazeta da Um". Agradece-se a colaboração de todos e principalmente à Câmara Municipal de Loures - Divisão de Educação, o apoio prestado para a impressão do jornal.


Feira do Livro 2008 - Encontro com a nossa madrinha

Foi com grande expectativa e curiosidade que os alunos desta escola esperavam pela nossa madrinha, a escritora Luísa Ducla Soares, promessa da altura da inauguração da nossa BE/CR. Após a apresentação observou-se vários trabalhos realizados pelos alunos, de acordo com a vasta obra da escritora. esta ficou muita contente com a qualidade e quantidade dos trabalhos realizados. No seguimento, aproveitamos para agradecer aos professores, alunos e auxiliares pelo empenho prestado para a realização deste evento. Na sessão de autógrafos, a escritora foi incansável, pois assinou livros da sua autoria, como manuais para aquelas crianças que não tinham livros da sua autoria. Na Feira foram vendidos todos os títulos das suas obras. Após uma sessão de perguntas, a escritora visitou a nossa Feira e despediu-se até à próxima

Nota: Destacar que perdemos quase todas as fotos da nossa feira, devido a um problema técnico.