domingo, 21 de dezembro de 2008

Concurso “Ler ajuda a crescer”

Apresenta-se a composição realizada por alunos do 3.º e 4.º desta escola para a participação no concurso promovido pela Civilização Editora.

 “Ler ajuda a crescer...”

 Ler aumenta a nossa imaginação.

Ler ajuda a crescer a nossa mente para conseguirmos escrever, resolver problemas, etc.

Ler aumenta a capacidade de escrever. Quanto mais lermos mais escrevemos.

Ler ajuda-nos a animar quando nos sentimos sós.

Ler ajuda-nos a viajar por mundos mágicos, todos diferentes e muito divertidos.

Ler ajuda-nos a relaxar quando temos insónias.

Ler ajuda-nos a ficar alegres e emocionados.

Ler aumenta o nosso vocabulário. Lendo aprendemos palavras novas que depois podemos utilizar.

Ler aumenta a capacidade de comunicar.

Ler ajuda a crescer quando lemos em conjunto e partilhamos os nossos conhecimentos.

Ler ajuda-me a aprender a fazer.

Ler ajuda-me a viver em sociedade.

Ler permite-me conduzir para viajar pelo mundo e pelo meu país.

Ler aumenta a minha paixão e a minha desilusão.

Ler permite-me ter boas profissões.

Ler permite-me conhecer o mundo.

Ler permite-me ir à Lua.

Ler ajuda-me ajudar os mais necessitados.

Ler permite-me ajudar o país em que vivo.

Ler permite que eu possa ser governador deste país.

Ler ajuda-me a ser um bom pai ou boa mãe, de modo a poder educar os meus filhos.

Ler ajuda-me a proteger a Natureza e o Planeta Terra.

Ler pode ajudar a encontrar curas para muitas doenças.

Ler ajuda-nos a combater o analfabetismo.

Participação da BE/CR na Festa de Natal

A BE/CR também quis participar na festa de Natal que se iria realizar no dia 18 de Dezembro, assim, escolhendo um aluno de cada turma, forma preparados 3 poemas de Natal para serem proclamados.

Dois deles foram proclamados utilizando uma leitura tradicional de poemas, o terceiro foi utilizado um ritmo diferente. Adaptou-se a letra a uma música “rap”, de modo a dar uma sonoridade diferente à proclamação do poema.

A diversidade linguística é cada vez mais evidente na nossa sociedade, por isso, foi com esse objectivo que se modificou o tipo de leitura do poema. 


É Natal




É Natal e por esse Mundo,
Quantos Corações sem Esperança
Quantas Lágrimas Rolando
Num Rostinho de Criança

Quanta Criança Descalça,
Rotinha, Magra, Faminta,
Apelando para o Mundo
Na Rua Estende a Mãozita...

Ah se eu fosse Poderosa
Bem Mais do que um Simples Ser,
Não Haveria no Mundo
Uma Criança a Sofrer

Por isso meu Bom Jesus
Quando o Sino Badalar
Vou fazer uma Oração
Tua Imagem Adorar

Pedirei Paz para o Mundo
Muito Amor para os Pequeninos
Alegria para os que Choram
E Pão para os Pobrezinhos

E Ajudando os que Sofrem
A Cada um Dando a Mão
Passaremos um Natal
Com mais Paz no Coração.

[Maria da Luz Pedrosa]

Algumas das Actividades da BE/CR desenvolvidas durante o 1.º período do ano escolar 2008/2009

Apresentação da Teca e da Biblioteca Escolar/Centro de Recursos a todos os alunos/Regras/Guia do Utilizador

Os alunos deslocaram-se à BE/CR para aprenderem ou reverem as regras de funcionamento desta valência escolar. Aprenderam as regras de comportamento na BE/CR, como os procedimentos a efectuar para requisitar livros, como na utilização dos recursos desta Biblioteca. Aos alunos mais velhos foi-lhes proposto para este ano lectivo o reconhecimento dos tipos de livros que requisitam, através da observação directa da sinaléctica existente na prateleira e no livro. Também foi-lhes distribuído um Guia de Utilizador para que possam nas suas casas rever as regras de funcionamento. No final realizou-se a primeira requisição deste ano escolar.
Os professores/educadores também receberam instruções para os procedimentos a efectuar durante este ano lectivo.
No final realizou-se a avaliação da actividade.



Utilização das TIC/Conto inter-escolas

Os alunos do 3.º e 4.º das duas escolas foram convidados a colaborar na digitalização do texto do conto inter-escola. Utilizaram a ferramenta Word existente nos computadores da BE/CR. Este conto foi elaborado por 22 turmas da Escola EB1 do Alto da Eira e da Bela Vista, durante um ano e meio. Cada turma acrescentou à história mais um bocadinho da sua imaginação e também a retratou num desenho. Este conto (ainda não possuí nome) durante este ano lectivo será editado em livro.

Hora do Conto “O Segredo do Sol e da Lua”

As turmas foram convidadas a visualizar o DVD da História “O Segredo do Sol e da Lua”, retirada do próprio livro. Posteriormente realizou-se uma exploração oral da história, onde alunos demonstraram as suas capacidades de retenção e captação de informação vista na história. Para trabalho na sala de aula, foi proposto aos alunos a realização de uma ficha de leitura.



Hora do Conto “A menina que detestava livros”

Nesta actividade os alunos ouviram a história do livro enquanto visualizavam as imagens do livro projectadas por um datashow. Posteriormente explorou-se oralmente a história. Seguiu-se uma exploração do livro através de 4 actividades diferentes. As turmas foram divididas em grupos de 6 alunos que foram distribuídos pelas 4 estações de trabalho. Os grupos tinham 15 minutos para realizar a actividade da estação, depois por um sistema de rotatividade, todas os grupos passaram por todas as estações de trabalho. As estações tinham as seguintes actividades:
- Sequência de imagens – Com as 13 imagens da história desordenadas, os forma desafiados a realizar a sequência certa da história;
- Descrição de imagem – Através de uma imagem, os alunos foram desafiados a descrever o que viam na imagem e o que aconteceu na história;
- Sequência de texto – Com excertos do texto da história, os alunos teriam que fazer a sequência certa desses excertos;
- Guião de Pesquisa – Os alunos foram solicitados a fazer uma pesquisa na net, utilizando as TIC e um guião de pesquisa, de modo, a responder a perguntas sobre a biografia da autora de ilustradora da história.
No final realizou-se a avaliação da actividade.


Concurso “Ler ajuda a crescer”

A editora Civilização promoveu um concurso sobre o tema “Ler ajuda a crescer”. Foi proposto aos alunos de 3.º e 4.º ano que elaborassem uma composição sobre o tema proposto. Para a realização das composições houve dois tipos de trabalho. Algumas composições foram feitas através de um trabalho individual, enquanto outras composições foram feitas através de um trabalho colectivo.
Preparação da Festa de Natal
A BE/CR também quis participar na festa de Natal que se iria realizar no dia 18 de Dezembro, assim, escolhendo um aluno de cada turma, forma preparados 3 poemas de Natal para serem proclamados.
Dois deles foram proclamados utilizando uma leitura tradicional de poemas, o terceiro foi utilizado um ritmo diferente. Adaptou-se a letra a uma música “rap”, de modo a dar uma sonoridade diferente à proclamação do poema.
A diversidade linguística é cada vez mais evidente na nossa sociedade, por isso, foi com esse objectivo que se modificou o tipo de leitura do poema.


Visualização e exploração do site do Tinoni e Companhia

Devido à necessidade de os alunos e professores/educadores estarem cada vez mais informados e preparados para agir em caso de existirem catástrofes naturais ou acidentes na escola, levou-se os alunos à BE/CR para vizualizar e explorar o site do Tinoni e Companhia.
Este site consegue de um forma lúdica e simples explicar as regras de segurança aos alunos, ficando estes mais alertados para estes acontecimentos.